Inicio » , » Conheça o sucessor da memória DDR3

Conheça o sucessor da memória DDR3

Written By Unknown on quarta-feira, 18 de março de 2015 | 07:17





Conheça a nova sucessora da memória ddr3 essa que foi predominante até agora, ganha uma nova sucessora a DDR4 essa que é uma memoria com grandes melhorias, em desempenho e em gasto de energia, mais essa ideia não foi de agora a anos as fabricantes já diziam que pretendiam trazer como padrão as memórias DDR4 para seus padrões.

A memoria DDR4 é a memoria DDR3 explorada ao máximo, sendo que os mais recentes componentes trabalham com clocks de 2.800 MHz, explorando os limites do overclock do padrão, mas ainda garantindo estabilidade e pequenos ganhos de performance para os usuários mais avançados.





As primeira DDR4 trabalham em uma velocidade de 1.600MHz e por isso os usuários  podem pensar que a memoria DDR4 podem ser mais lentas que as atuais DDR3.



A comparação entre as duas não existe pois a memoria DDR4 começa onde a memoria DDR3 evoluiu em todos os sentidos. A suas alterações começam no posicionamento do seus chips.



Mais uma alteração na DDR4 é a os pinos. A queles contatos metálicos que servem para trânsito de dados entre os chips, e para os demais componentes do computador, na versão padrão o DDR4 por padrão ela tem 284 pinos, para realizar as tarefas de alimentação de micro peças, mas na versão atual ela vem com 44 pinos a mais com diferentes funcionalidades.



Mas um grande diferencial da memoria DDR4 é sua facilidade de instalação, ela vem como padrão com barramento com diferença na altura. Na parte central, com pinos mais longos, onde eles têm sua altura reduzida até a chegada do fim do módulo.




Depois de anos de trabalho as memórias DDR4, foram feitas para trabalhar com tensões menores que vemos hoje nas atuais memórias DDR3, os componentes para desktop vão trabalhar com 1,2 volt, e representa uma redução de 0,3 volt , já que o DDR3 trabalhava com 1,5 volt.




Essa pequena alteração de uso de tensão pode até parecer pequena, mais podendo garantir maior tempo de uso da bateria de notebooks.


Voltando à questão das frequências, segundo a Micron teremos memórias com as seguintes configurações: 1.600 MHz, 1.866 MHz, 2.133 MHz, 2.400 MHz, 2.667 MHz e 3.200 MHz. Pensando apenas nos clocks, podemos arriscar o palpite de que o padrão DDR4 deve dobrar o desempenho do que vemos no DDR3, o qual trabalha com frequências que variavam de 800 a 1.600 MHz (sem contar as versões com overclock que vão até 2.800 MHz).





Outro diferencial é a capacidade de armazenamentos da ddr3 e da ddr4, temos módulos DDR3 que têm variações de densidade de 512 a 8 GB. As memórias do tipo DDR4 já virão preparadas para uma nova era na informática, a qual trabalha com módulos a partir de 2 GB e vai até 16 GB.



Tudo aqui é dependente do controlador de memória. Esse pequeno elemento vem instalado dentro do processador, portanto você pode presumir que não poderá rodar o padrão DDR4 na sua atual placa-mãe e com o seu chip Intel Core-i7 ou AMD FX. 










Essa memoria oferece grande vantagem para servidores, para você que quer um computador para o dia dia a memória DDR4 não ofereça tanta diferença do DDR3, pois hoje os computadores atuais costumam vir com DDR3 como padrão, geralmente com uma quantidade de 4 GB ou mais. Máquinas gamers costumam trazer até mesmo 16 GB instalados, o que é uma brutalidade mesmo para os títulos mais pesados.



Agora pense nas vantagens (todas aquelas que apresentamos no início do texto) do DDR4 —memórias que, na teoria, possivelmente vão oferecer o dobro do desempenho em quase todas as aplicações. Vamos pegar um jogo para nosso exemplo.

Suponhamos que um determinado game que está instalado em seu computador é carregado em apenas 3 segundos. Imagine que as texturas e os elementos do jogo são exibidos sem delay (atrasos tão pequenos que não chegam a causar impacto algum).

Nesse caso, qual seria a vantagem do DDR4? Nenhuma. Ou ela seria tão pequena que não faria diferença prática para sua vida. Não estamos afirmando que isso realmente vai acontecer, mas a probabilidade de você ter ganhos estrondosos é muito ínfima. Não estamos nem considerando aqui os frames, pois os módulos com clocks mais altos garantem um ganho de apenas 1 ou 2 fps.








O produto que vai ganhar mais vantagem coma memoria DDR4 vai ser os servidores, imagine o servidor da google esse servidor que teria milhares de módulos DDR4 imagine o quanto de energia esse módulos DDR4 vão economizar por ano. 









Fontes:  Tecmundo , ExtremeTech , ExtremeTech ,ExtremeTech

0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Página inicial